28 de janeiro de 2011

Luluzinha clássica está de volta!

Matéria Original: Planeta Gibi
___________________________
Em breve, leitores e colecionadores terão o prazer de reencontrar nas bancas de jornais uma turma que dali se ausentou por mais de 15 anos: Luluzinha, Bolinha e seus amigos estarão de volta aos gibis, via Ediouro/Pixel —que hoje produz e publica a versão teen da turma. A editora fechou contrato com a Classic Media para utilizar o material que a Dark Horse atualmente reeedita nos EUA em formato livro. O novo gibi brasileiro de Luluzinha, porém, será totalmente recolorido aqui. Aposta-se, assim, na conquista de novos leitores, sobretudo os jovens, além da volta do público antes fiel.
Planeta Gibi calcula que existam mais de 9.700 páginas de quadrinhos de Lulu & Bolinha produzidas nos EUA. A publicação dessas histórias em gibis de lá começaram em 1945 e foram até o início de 1984 (há material inédito produzido para duas edições finais de Little Lulu, publicadas, se muito, em fanzines). 

A Dark Horse vem reeditando em ordem cronológica todas essas HQs, publicadas originalmente não só no gibi da menina, como também no título do Bolinha, Tubby, e nos especiais. No Brasil, a Devir chegou a reproduzir quatro desses livros, divididos em oito volumes —todos em preto & branco.

A PRODUÇÃO BRASILEIRA
Em forma de gibi, apenas duas editoras até agora tinham levado Lulu e sua turma às bancas: a pioneira O Cruzeiro, de julho de 1955 a 1973, e a Editora Abril, de julho de 1974 a julho de 1995.

Quando na Abril, Luluzinha e Bolinha figuraram por bom tempo entre as revistas (de qualquer tipo; não só de quadrinhos, note-se) mais vendidas do país. Não à toa, os estúdios da editora paulistana produziram (nos cálculos do Planeta Gibi, de novo) mais de 1.300 páginas de quadrinhos da turma —tudo para suprir a escassez de HQs inéditas norte-americanas e reduzir as republicações que aumentavam a cada edição.

OS PERSONAGENS
Luluzinha foi criada por Marjorie Henderson Buell, a Marge, e estreou em 23 de fevereiro de 1935 numa gag publicada no jornal The Saturday Evening Post. A nova criação entrava no lugar de Pinduca (ou Carequinha; ou Henry, em inglês —de Carl Anderson), que passara a ser distribuído pela King Features Syndicate.

Em junho de 1945, ganhou seu primeiro gibi: a edição #74 de Dell Four Color, com roteiros e desenhos de John Stanley —que logo faria parceria com Irving Tripp. A dupla foi a responsável pelo desenvolvimento da personalidade da turma e, consequentemente, de sua popularização.

Luluzinha deve voltar em março pela Ediouro / Pixel, com 52 páginas, seu letreiro clássico e aquelas histórias formidáveis de John Stanley e Irving Tripp. Bolinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário