27 de janeiro de 2011

Entrevista com a diretora de Brasil Animado



Matéria Original: Revista Recreio
____________________________
Mariana Caltabiano é diretora do filme Brasil Animado 3D. Nele dois amigos saem numa jornada pelo Brasil em busca do Jequitibá Rosa, uma árvore muito rara. Para cumprir sua missão, eles visitam vários estados brasileiros. Nesta entrevista à Recreio, ela conta um pouco da animação e da sua carreira.
RECREIO - Como surgiu a idéia de Brasil Animado?
Mariana - Eu sempre tive vontade de conhecer o Brasil e imaginei que seria muito divertido fazer isso na companhia de dois personagens divertidos como o Stress e o Relax.

RECREIO E como foi viajar por tantos lugares?
Mariana - Foi uma verdadeira loucura. Imagina viajar por todo Brasil em apenas 40 dias. Foi um pouco cansativo, mas a gente faria tudo de novo!

RECREIO - Você foi a primeira a fazer um filme em 3D no país. Como foi e
está sendo essa experiência?
Mariana - Uma experiência fantástica. Eu aprendi muito e me surpreendi quando descobri que eu poderia ver as imagens em 3D no próprio set, usando um monitor e um óculos especial.

RECREIO - Para se fazer um filme em 3D, há um equipamento especial?
Mariana - Sim. Precisamos de duas câmeras e um suporte chamado RIG. Esse suporte tem um jogo de espelhos dentro. A cada cena é preciso calcular a distância do objeto mais próximo das câmeras e o mais distante. Cada câmera representa um olho do espectador. Os cálculos têm que ser precisos para que o 3D fique bom. Por isso, precisamos ter um matemático no set.
RECREIO - Quantos animadores foi preciso para desenvolver o filme?
Mariana - Nossa equipe não é muito grande, são umas 20 pessoas.

RECREIO - Brasil Animado mescla técnicas 3D, animação tradicional e live action. O que te levou a mesclar cenas reais com o imaginário?
Mariana - Eu já tinha usado essa linguagem na série Gui, Estopa & a Natureza, exibida pelo Cartoon Network. O público gostou muito da mistura, muitas pessoas pediram mais desenhos com essa mescla.

RECREIO - De onde surgiram os personagens Stress e Relax?
Mariana - Stress e Relax surgiram no longa As Aventuras de Gui & Estopa. Neste filme, eles mostravam como é feito um desenho animado, desde a ideia até o lançamento nas salas de cinema. A parte mais divertida é que eles não tinham noção de como fazer uma animação e acabaram descobrindo no desenrolar da história.

RECREIO - Como é fazer desenho para crianças?
Mariana - É muito bom. Principalmente porque tenho a ajuda da minha filha Isabela, de 11 anos, e do meu filho Felipe, de 8 anos. A gente dá muita risada pensando nas aventuras da turma do Gui. 
RECREIO - Por que resolveu você mesma dublar o personagem Gui, do desenho Gui & Estopa?
Mariana - Eu estava tentando mostrar para o dublador como eu imaginava a voz do Gui. Ele achou o resultado muito legal e sugeriu que eu mesma dublasse esse personagem.

RECREIO - Quais seus longas de animação preferidos?
Mariana - Ratatouille, Era do Gelo 3, Up - Altas Aventuras e Toy Story 3.

RECREIO - E na televisão, que desenho você curte?
Pica-Pau, Pernalonga, Os Simpsons e Bob Esponja.

RECREIO - Algum novo projeto em vista, tanto na área de animação como na de literatura?
Mariana - Estamos produzindo o Zuzubalândia 3D, que fica pronto em 2012.


Mariana Caltabiano
A cineasta Mariana Caltabiano criou a primeira animação em 3D brasileira, o filme Brasil Animado. Antes de se dedicar ao cinema, ela trabalhava como publicitária desenvolvendo comerciais para a televisão. Também escreveu muitos livros infantis como A Arca de Ninguém,Tampinha Tira os Óculos e O Mistério da Casa Hope até virar diretora de desenhos. Mariana fez a série Gui & Estopa, protagonizado por dois cachorros que vivem muitas aventuras. Nesta entrevista à Recreio, ela conta um pouco sobre seu trabalho no cinema e na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário